Vera Ritter — ARTIST






Vera Ritter

 

Entrevista com a artista Vera Ritter —

1. Fale um pouco sobre você.
Nasci em Pérola D’Oeste PR e ainda bebê mudamos para a cidade próximo Planalto, onde morei até casar aos 21 anos. Acompanhei meus familiares por 22 anos em Sorriso/MT e atualmente resido em Cascavel/PR onde tive mais oportunidades de aprender outras técnicas como o grafite. Sou acadêmica em Bacharelado em Artes Visuais

 

 

2. Por que a arte?
Aos 16 anos comecei a pintar aprendendo amar a arte, mas a vida me levou para outros caminhos, e só 30 anos depois retomei minha paixão pela pintura. Arte me realiza como ser porque nela encontro emoções e consigo desligar do mundo, somos eu, tinta e pincel na obra.

3. Qual é a sua lembrança mais antiga de querer ser uma artista?
Quando conheci minha primeira professora de pintura Cecília Fernandes fez-me sentir o poder de passar a beleza de uma araucária (árvore símbolo do Paraná) para um quadro.

 

 

4. Quais são seus temas favoritos?Quais materiais utiliza em suas obras?
Sou adepta do figurativo, gosto de repassar a fotografia para tela, principalmente de crianças, estou buscando aprender mais sobre arte Sacra e religiosa. Trabalho no grafite, na tinta acrílica e na tinta óleo com bons materiais, tinta óleo profissional importada.

 

 

5. Como você trabalha e aborda o tema de suas obras?
No início tive curiosidade em pintar de tudo e isso direcionou a retratar pessoas seja no grafite ou no óleo. Automaticamente induzo minhas pinceladas para o realismo, mas admiro trabalhos no impressionismo, pincelada no lugar e hora certa. Estou no momento de encomendas de pais e avós para eternizar momentos de ternura. Mesmo com fotografias ouso colocar minha personalidade no trabalho, realizo pesquisas sobre o tema.

6. Algum artista te inspira?
Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli, mas no momento o hiper-realismo do mexicano Omar Ortiz, Mari Bueno e Lari Namastê.

 

 

7. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?
Divulgação em várias revistas e catálogos na região e em São Paulo, participação no livro Minha Infância, dois convites para TV para mostrar o realismo em algumas obras como uma em que adaptei o rosto da minha mãe aos 15 anos numa releitura e uma medalha de melhor obra do salão em Limeira SP. Matéria no blog do excelente jornalista baiano Daniel Thame.

8. O que você mais gosta sobre em seu trabalho?
Do realismo e da admiração que alguns trabalhos causam ao apreciador.

9. Você tem alguma outra atividade, além de ser uma artista plástica?
O prazer de ser avó da Maria Clara, artista mirim, que cuido há oito anos literalmente e á estou encaminhando para cursos de desenho e pintura, ela já faz parte desse mundo de arte.

 

 

10. Quais as suas principais participações em exposições? As 5 principais e mais recente.
“Arte é vida” –Raphael Art Gallery Virtual-Curadoria Edmundo Cavalcanti.
“Essas Mulheres Maravilhosas” curadoria Lícia Simoneti em Limeira e Campinas SP
“Pintando o Brasil- A diversidade Cultural em nosso País” na Artcom Expo curadoria Lícia Simoneti e Marly Stracieri em Limeira/SP – Medalha melhor obra do salão com o quadro Ayrton Senna
“Essência”- Espaço Uruguay Academia de Santo Estevão de Jerusalém dos Arameus e Auranitas de Ciências Letras e Artes com Katia Rebekah
“I Mostra Brincadeira de Criança” fase 1- Hotel Taiwan- curadoria Luciane Lima e Lícia Simoneti e fase 2 em parceira com ALARP de Ribeirão Preto/SP- curadoria de Miguel Ângelo e Luciane Lima
“Mulher” no Centro Cultural Palace em Ribeirão Preto/SP, ficando entre as 05 finalistas na bancada dos jurados. Curadoria Luciane Lima
“4ª Panorama das Artes Visuais” – Mac-Museu de Artes de Cascavel com Antônio Carlos Machado Cascavel/PR

 

 

11. Que conselho você daria para outros artistas ou futuros artistas?
“Dedicar-se ao desenho que é fundamental para um bom resultado e não ter medo de ousar, de dar a pincelada onde seu coração ou inspiração está pedindo. Deixe sua identidade fluir.”

12. Onde você se vê daqui a 05/10 anos?
Estar expondo no exterior.

 

 

13. Planos para o futuro.
Uma exposição de arte Sacra em uma Igreja.

 

 

Vera Ritter

 

LINKS —

Facebook: https://www.facebook.com/veramariaritter.nizer/
Instagran: https://www.instagram.com/veraritterart/

 


 

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti

 

Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.

 

 

Blog: www.artesdeedmundocavalcanti.blogspot.com.br
Instagram: @ cavalcanti.edmundo
Virtual Art Gallery:  https://www.instagram.com/raphael.artgalleryvirtual/
Facebook: Art and Artisans Page
Facebook: Edmundo Cavalcanti
LInkedin: Edmundo Rafael de Araujo Cavalcanti
Twitter: @EdCavalc