Renata Vale — PHOTOGRAPHER






Renata Vale

Entrevista com a  fotógrafa Renata Vale –

 

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”
Henri Cartier-Bresson

“Paixão é um sentimento intenso e profundo, que tem como marca registrada, o grande interesse e atração de alguém por outro alguém, ou por algo. Essa é uma excelente definição para explicar minha relação com a fotografia, pois desde pequena, sou apaixonada por fotografia.”
“Renata Vale”

1. Quem é você e o que você faz?
Sou cearense e moro em São Paulo já há oito anos, me formei em administração de empresas, para assim trabalhar na empresa do meu pai juntamente com os meus irmãos. Mas o meu pai vendeu a empresa, então resolvi abrir uma loja de brinquedos com a minha irmã, e fechamos porque não nos rendia nada. Depois que me mudei pra São Paulo, eu e minha irmã compramos uma franqueadora de produtos Disney, mas este nós só tivemos prejuízo. Sempre senti que faltava algo pra mim, nunca estive feliz, acho que por isso que minhas empreitadas não deram certo. Então desisti de ser administradora e fui fazer um curso de fotografia que era algo que eu gostava muito como hobby, mas nunca passou na minha cabeça que eu seria fotógrafa em minha carreira profissional, mas logo no início do curso, eu vi que era isso que eu queria me dedicar e que negócios nunca mais eu entraria em um!

 

 

2. Porque a fotografia?
É quando você aprimora o olhar, quando você enxerga detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas e acha a beleza, ou algo interessante em algo imperceptível. Sempre tive esse hobby de fotografar. Não tenho habilidades manuais para artes plásticas ou outra coisa.

 

 

3. Qual sua lembrança mais antiga de ser um fotografa?
Bom, não faz muito tempo, não é? Comecei o curso em 2016, terminando no fim de 2017. Mas antes disso, nas minhas viagens, eu pesquisava antes como fazer a melhor foto de um monumento etc.

 

 

4. Qual o seu tema favorito, o que te inspira e estilo?
Na verdade, não tenho um tema favorito, tudo me inspira! Uma simples gota d’água, ou o vai e vem da maré me inspiram muito! Posso ver beleza em qualquer lugar, seja nas paisagens, sejam grafismos, ou pessoas. Na verdade pessoas ainda é um tema difícil, mas admiro demais vários retratistas e um dia eu conseguirei fazer!

 

 

5. Como é que você trabalha e se aproxima do seu tema?
Há dois tipos de fotógrafos, o caçador ou agricultor. O caçador é aquele que está atento às oportunidades, é quando você sai com uma câmera, mas não sabe o que vai achar somente estar atento para o melhor click, a cena não é criada por ele, essa sou eu! O agricultor é aquele que controla tudo, geralmente são fotógrafos de estúdios, onde a cena é criada e controlada por ele!

 

 

6. Quais são seus fotógrafos e temas favoritos?
Não tenho fotógrafo favorito, admiro vários, e temas também.

7. Quais são as melhores respostas que teve aos seus trabalhos?
Não sei te falar, estou tão no início ainda da minha carreira!

 

 

8. O que você mais gosta de seus trabalhos?
De alguns eu faço longa exposição e por isso elas ficam tremidas, desfocadas, lembrando um sonho, a longa exposição também deixa as fotos bem mais claras, algumas até estouradas, acho que me remete a minha infância nas praias do Ceará que são claras de tanta luz! Outras fotos gosto de evidenciar as retas, a geometria daquele lugar que ao mesmo tempo se tornam abstratas.

 

 

9. Que conselho você daria aos outros fotógrafos, principalmente aos iniciantes?
Que no início faça várias fotos sem pensar em nada, e pesquisar vários trabalhos de outros artistas, assim o seu olhar vai refinando e possivelmente você encontra o seu nicho de trabalho que lhe diferencia dos demais.

10. Onde você se vê daqui a 05/10 anos?
Meu desejo é estar expondo em importantes museus e/ou feiras.

 

Renata com suas obras

 

11. Quais suas principais participações em exposições?
Entre as mais importantes posso mencionar a de Fortaleza/Ceará/BR em 2018 no Dragão Fashion Brasil, um evento de moda e arte. Logo após na Bulgária em dois locais diferentes, uma exposição na galeria Photosintesis e outro no Centro Cultural G8, em seguida expus em Vitória / Espírito Santo/BR na galeria Mosaico. Minha mais recente participação aconteceu na ArtExpo New York em Abril de 2019- com a curadoria de Marcelo Neves –Marcelo Neves ArtGallery e Maria dos Anjos Oliveira-Anjos ArtGallery.

 

 

Renata Vale

 

LINKS —

Website: www.renatavale.com
Instagram: @renatavalephotoart

 

 

 

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti

 

Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.