Art, // October 19, 2021

Ana Malta — ARTIST

Ana Malta

Entrevista com a artista Ana Malta —

1. Quem é você e o que você faz?

Sou uma mulher atenta ao que me rodeia, que ama a natureza, a paz, a liberdade, a verdade, que ao pintar, sinto que consigo transmitir na minha pintura

2. Por que arte?

Porque amo arte, partilho arte, estudo arte, porque viver para mim é sempre com arte.

3. Qual é a sua primeira lembrança de querer ser artista?

Não pensei ser artista plástica, aconteceu, talvez por realmente gostar desde sempre de desenhar, de brincar com as cores, de olhar e amar a natureza…e realmente mais tarde por incentivo de colegas ligados ao mundo das artes, e tudo foi acontecendo…

4. Quais são seus assuntos e mídias favoritos?

Não abdico de forma alguma de tentar estar informada pelo mundo que nos rodeia. Gosto do Jornalismo de Investigação e Informação, de tudo o que está relacionado com o planeta terra, a natureza e sempre a informação ligada à arte e à cultura.

5. Como você trabalha e aborda seu assunto?

A pensar, a pesquisar, a estudar, a trabalhar, a experimentar. O estar contemplativa ao que me rodeia, em silencio e no amor pela natureza. São as emoções (as positivas e as negativas) as leituras, as viagens, as obras dos Mestres eos seus percursos, tudo se acumula e tudo se encaminha num consciente e inconsciente para a tela, para o trabalho da Côr…. sempre a côr….e para a natureza…..sempre a natureza, numa liberdade sentida, muito sentida, e a pintura nasce…

6. Quais são seus trabalhos de arte, artista (s) favoritos?

Não sou exclusiva, não sigo a corrente artística A ou B ou C, respeito todas, gosto de algumas e venero outras. Evidentemente que os Mestres foram os Mestres, são os Mestres, serão sempre os Mestres e os Mestres, estiveram, estão e estarão sempre em todas as correntes artísticas.

7. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?

Tem sido ao longo do tempo verdadeiras respostas positivas, numa larga maioria, por isso uma gratidão profunda acompanha-me sempre.

8. O que você gosta no seu trabalho?

Gosto de pensar, pesquisar, estudar, experimentar, sem estar presa a tendências e tabus, pintar o que sinto, o que quero, como quero e como posso e como a minha saúde e todas as minhas e diferentes capacidades o permitem.

9. Que conselho você daria a outros artistas?

• Trabalhar muito
• Vejam arte, muita arte
• Sejam corajosos, mas humildes
• Jamais, mas jamais desistam
• O caminho faz-se caminhando….

10. Onde você se vê daqui a 5 a 10 anos?

Sinceramente, nem pensei nisso…a caminho dos meus 73 anos de vida, aprendi a viver intensamente um dia de cada vez…mas prometo que vou pensar…

Olívia da Costa