Alexandre Fatalla — ARTIST






Alexandre Fatalla

Entrevista com o artista Alexandre Fatalla —

 

1. Fale um pouco sobre você.
Nasci e moro em Santos/SP-Brasil. Sou formado como técnico químico e nível superior em Marketing. Artista plástico, poeta, filosofo e estudioso em metafisica. Atualmente inicia uma nova jornada como palestrante.

 

“Sentimentos”

 

2. Por que a arte?
Meu avo Osmario Branco foi sempre meu incentivador, como artista de pintura acadêmica fotográfica, inventor de carro anfíbio, panela de pressão, Magiclik (acendedor de fogão), leme reversível, etc., têm patentes nos Estados Unidos da America e Holanda, fazia as ilustrações das capas das revistas da marinha na cidade de Paranaguá/PR-Brasil, aonde nasceu! Era formado em engenharia mecânica, e nos últimos anos de trabalho já no Instituto de pescas em Santos construiu uma lancha com hélice de avião. Avo por parte de pai, e meu bisavô pai de Osmario era poeta, e diretor de uma associação de inventores no exterior! Meu pai tocava em banda e desenhava pássaros, onde tinha criadouros! Minha irmã é artista plástica, e minha mãe autodidata em auto- costura. Com tanta inspiração em família e ainda o contato direto com a natureza, me trouxe a curiosidade e a contemplação desde cedo!

 

 

“Voo livre”

 

3. Qual é a sua lembrança mais antiga de querer ser uma artista?
Aos 13 anos quando ao perceber uma tempestade numa tarde de céu escuro como noite em dia, ao olhar para o alto através da janela de meu quarto, um raio de luz escapou por entre negras nuvens e iluminou uma gota de agua bem próxima ao meu olhar, e que ao enxergar os brilhos em formas intrincadas de teias de aranha, me encantou me condicionando num estado de pura contemplação. Logo após comecei a escrever poemas do universo instantaneamente! Os poemas eram pura premonição, um falava sobre as propriedades do espaço sem fim! Outro poema dizia:” Na física do meu enlouquecer estão as raízes escuras do meu sentido de viver”! Meu sonho era ser cientista, mas a arte veio com tudo, junto com a meta- ciência, a filosofia e a poesia, 31 anos depois, já aos 44 anos. Eu sempre lembro como um segundo raio de luz, que ocorreu ao ver a historia de Albert Einstein no canal de TV Futura, foi quando tudo ficou claro em minha mente.

 

“Atlantida”

 

4. Quais são seus temas favoritos? E quais materiais utiliza?
Energia da luz, desvendar os seus mistérios ocultos em imagens, textos, geometria e números! Câmera digital, como captura em foto e digitalização! Câmera digital como registro e digitalização do desenho. Desenho: Cartolina, canelinhas, lápis, cola, tesoura, régua, compasso. Em oito técnicas próprias e diferentes! E o acabamento digital!

 

“Troia”

 

5. Como você trabalha e aborda o tema de suas obras?
Atualmente as coleções são divididas em séries, são elas:
Imaginário l
Imaginário lá
Interferência
Estudos
Revelação
Os temas são relacionados ao universo da luz, o seu mecanismo,e figurativos a símbolos, e arquétipos, histórias bíblicas! Muito ligado a cabala, teosofia, Rosa cruzes etc.

 

“Moto Continuo”

 

6. Algum artista te inspira?
A busca ao conhecimento Z
• Sempre foi a minha maior fonte de inspiração, como artista e inventor o meu avo Osmario, genial!

7. Quais são as melhores respostas que você teve ao seu trabalho?
Inúmeras! Em síntese, a principal foi uma compreensão holística do mecanismo universal da luz, ao me descobrir em meu poder interior, Eu sou! Eu e nós! Foi gratificante no final de 2018 ser reconhecido como verdadeiro artista, por um curador e galerista de peso, segundo o que relembro, os comentários foram: Uma arte de muita beleza estética, com profundidade em conteúdo, bem embasada, diferenciada, um artista completo! Esse foi o meu primeiro sentimento de ser reconhecido,me enxergando de fato como artista, depois de 9 anos de dedicação, mas em exposição efetiva a apenas 1 ano.

 

“Revelação”

 

8. O que você mais gosta sobre em seu trabalho?
O fato de meu trabalho me representar plenamente, “sou eu”!
Minhas descobertas!
A estética!
E poder compartilhar o que vivência!
Prosperidade!
Um mundo melhor
Minha paz!

 

“Olhar Empoderado”

 

9. Você tem alguma outra atividade, além de ser um artista plástico?
Atualmente a dois anos só vivencio o meu sonho! Abandonei qualquer trabalho mecânico por apenas dinheiro!

 

“Matrix”

 

10. Quais as suas principais participações em exposições?
• Associação dos Dentistas em Santos/SP-Brasil- Individual
• Pinacoteca em Santos-SP-Brasil, individual.
• Inauguração do meu ateliê com abertura em exposição permanente nos 5 andares do lançamento de um prédio comercial diferenciado!
• Exposição coletiva na Marcelo Neves Art Gallery-Sp/SP-Brasil
• Exposição pela Santos Festival Designer na Associação dos Engenheiros em exposição Novo Olhar, onde fiz a abertura após a minha primeira palestra com o titulo o Poder da Engenharia da Arte na Arquitetura da Mente! Em Santos/SP-Brasil

As 5 principais e mais recente.
Todas as principais, a partir de janeiro de 2018.
Houve uma exposição, a primeira, em 2012 no espaço cultural Tremendão, individual, em Santos/SP-Brasil, e outra em 2014 na 1º Casa Cor em Santos/SP-Brasil

 

“Jardins de Babilonia”

 

11. Que conselho você daria para outros artistas ou futuros artistas?
Liberdade total, não se prenda a regras, viva da própria arte, se olhe para dentro de si, se encontre, acredite, transforme, mereça, tenha um sonho próprio, transcenda, sabendo o porquê esta aqui, ou qual a sua missão, e para onde deve chegar como visão!

12. Onde você se vê daqui a 05/10 anos?
Com um domínio total da palavra, realizando o absurdo e impensado em cada canto do mundo! Com toda modéstia sabendo que o mais simples me levara a isso a desvelar o complexo!

13. Planos para o futuro.
O meu presente! Artista, Poeta, Palestrante, Inventor. “Brigando pela integração da arte na arquitetura, e o acolhimento dos artistas em sua cidade natal.”

 

 

 

Alexandre Fatalla

 

LINKS—

Facebook: Alexandre Fatalla
Instagram: @alexandrefatalla

 

 


 

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.
Blog: www.artesdeedmundocavalcanti.blogspot.com.br
Instagram: @ cavalcanti.edmundo
Facebook: Art and Artisans Page
Facebook: Edmundo Cavalcanti
LInkedin: Edmundo Rafael de Araujo Cavalcanti
Twitter: @EdCavalc