1st Arts Exhibition of Quarantine in Brazil — ART






Salão da quarentena-Primeiro Atelie-Criação Anny Lemos @annylemos_artista.

1ª Edição do Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena no Brasil —

Em tempos de quarentena e confinamento social, onde no Brasil e no Exterior, os salões de arte e exposições suspensas ou canceladas, galerias fechadas por tempo indeterminado, alguns artistas da cidade de São Carlos/SP, juntamente com outros artistas e críticos de artes de renome nacional e internacional criaram, com o objetivo de manter viva a chama das artes, um evento “artístico virtual”, inteiramente sem algum custo para o artista.

Pela primeira vez no Brasil um Salão de Artes contemplando todas as vertentes das artes visuais, e proporcionando a possibilidade dos talentos de todo Brasil, de Norte a sul e de leste a oeste, de mostrarem toda criatividade, característica esta que faz parte do DNA do nosso povo.
A repercussão na mídia, o número de inscrições e a qualidade das obras, reforçam ainda mais o evento como sendo um dos mais concorridos do Brasil.

 

Prêmio do Júri-Anna Moraes- Micropaisagens -Objeto

 

Após criteriosa análise das 890 obras inscritas, vindos de artistas de todo o Brasil e com representação de 9 países brasileiros no exterior e estrangeiros residentes no Brasil) dos 4 continentes, o júri selecionou 40 obras finalistas para concorrer ao Prêmio do Júri, medalhas de Ouro, Prata e bronze.

No último dia 28/04, este que é o primeiro Salão de Artes totalmente virtual na História do país, inaugurou a exposição, pontualmente as 12:00 horas e divulgou as 40 obras selecionadas pelo Júri e as obras premiadas.

O “Salão da Quarentena”, como ficou conhecido, revolucionou mais uma vez na maneira de promover Salões de Arte e durante o período do evento, abrirá ao público todo o acervo recebido nas inscrições, por categoria, como salas de um museu. As 890 obras revelam um belo panorama da nova arte brasileira.

 

Medalha de Ouro-Carlos Borsa –Marat Velado -Pintura.

 

Os 4 artistas premiados foram —

• Prêmio do Júri: Anna Moraes – (@anmoraess) – Micropaisagens (Objeto) – Florianópolis/SC
• Medalha de Ouro: Carlos Borsa – (@carlosborsa) – Marat Velado (Pintura)-São Paulo/SP
• Medalha de Prata: Fernando Ekman Simões – (@fernandoekman) – Bike in Chelsea (vídeo arte) São Paulo/SP
• Medalha de bronze: Filipe Cardoso Matos – (@filipecrds)-(Mixed Média)-Belo Horizonte/MG

Veja todos os trabalhos vencedores e todos os trabalhos participantes!

 

Medalha de Prata-Fernando Ekman Simões – Bike in Chelsea -Vídeo arte.

 

Comissão julgadora —

Fernando Naviskas – (@fernandonaviskas)- Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, artista plástico muito atuante e reconhecido mundialmente.

Lauro Monteiro – (@lauromonteiro)- Curador e produtor cultural, organizador do projeto “Coletivo Brasil” e Sketchtour em Portugal.

Luisa Angélica Paraguai Donati – (Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão).

Oscar D’Ambrosio – (@oscardambrosioinsta)-Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, graduado em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 

Medalha de bronze-Filipe Cardoso Matos-Mixed Média.

 

Comissão Organizadora —

Marcus Ernesto Marchi Júnior (Marcus Marchi Jr.) – @marcusmarchijr_art) São Carlos (1980) – graduando em pedagogia e artista visual autodidata, participou de vários Salões de Arte pelo Brasil, recebendo premiações em 7 eventos.

Luiz Anelli (Luiz Caju) – (@anelli.0311) –  São Carlos (atualmente em New Hampshire) (1957) – Formado em Ciências Biológicas pela UFSCar e doutor em Ciências, dedica-se à fotografia como hobby há 40 anos.

Rafael Ruiz Zafalon de Paula (Rafael Zafalon) – (@rafaelzafalon.arte)- São Carlos (1996) – Doutor Honoris Causa em Belas Artes pela EBWU, especialista em Conservação e Restauração de Obras de Arte pelo Centro Educacional de Lisboa NIPC 514363711, formado em Design de Interiores pela FASULMG e bacharelando em Arquitetura e Urbanismo pela UNICEP).

Antonio Freitas Rentes (Preá Rentes) – (@antonioprearentes)- São Carlos (1956) – É engenheiro de produção e artista plástico há mais de 40 anos. Ganhador de 2 prêmios Pietro Maria Bardi na década de 80. Participou de 2 Bienais de São Paulo, como integrante do grupo.

 


 

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti

Edmundo Cavalcanti é nosso colunista de artes para Arts Illustrated em São Paulo, Brasil.
Blog: www.artesdeedmundocavalcanti.blogspot.com.br
Instagram: @ cavalcanti.edmundo
Facebook: Art and Artisans Page
Facebook: Edmundo Cavalcanti
LInkedin: Edmundo Rafael de Araujo Cavalcanti
Twitter: @EdCavalc