Saulo Silveira — ARTTIST






Saulo Silveira

Saulo Silveira

 

Entrevista com o artista Saulo Silveira -

1. Quem é você e o que você faz?
Quem sou eu? Cito  Hamlet: Ser ou não ser, essa é a questão: será mais nobre suportar na mente as flechadas da trágica fortuna…. sou apenas um pintor, sempre a pintar, vivo numa pequena aldeia, afastada dos centros urbanos, junto de um parque florestal Serra da Arrábida a 30 minutos de Lisboa.

 

"Ao Tempo"

“Ao Tempo”

 

2. Por que a arte?
Cada homem carrega o seu destino, eu subo a serra da Arrábida todo os fins do dia e as vezes encontro pastores de ovelhas, paro e fico olhando as ovelhas pastarem tranquilamente, e acho que gostaria de ser um pastor de ovelhas, levar-las ao campo. Mas sou apenas um pintor e não sei explicar porque a minha arte, seria como perguntar ao pastor de ovelhas, porque és pastor?

 

"Sem titulo"

“Sem titulo”

 

3. Qual é a sua primeira lembrança de querer ser um artista?
ainda muito pequeno, comecei a sentir-me numa ilha devido a minha surdez,  para uma criança é triste, então certo dia lembro-me que falei mentalmente…. com a minha pintura vou fazer um pequeno barco e sair desta ilha e navegar pelo mundo a fora. O mundo virou uma aldeia global, hoje vejo que ser artista é comunicar através de uma forma universal.

 

 

4. Quais são seus temas e mídias favoritas?
A pintura é a minha arte favorita, gosto imensamente das texturas e cromatismo das cores, a emoção das pincelas, profundidade das pinturas. Gosto de todo tipo de pintura, seja figurativo ou abstracto, mas não gosto da pintura  Hiper-realismo. Já experimentei todos os tipos de material para pintar. mas ultimamente tenho trabalhado com acrílico sobre tela de linho e as vezes dou acabamento final com  tinta a óleo.

 

"Profundamente"

“Profundamente”

 

5. Como você trabalha e aborda seu assunto?
Gosto de começar a trabalhar pela manhã, as vezes usando a figura como um pretexto para chegar a pintura, desconstruindo a figura até torna abstracta. Outra abordagem é pintar por automatismo e desbloqueando a mente, deixando a sensibilidade fluir na tela, em seguida depurando em busca da simplicidade.

 

"Sem titulo"

“Sem titulo”

6. Quais são suas obras de arte favoritas, artista (s)?
Na minha infância fui influenciado por um pintor brasileiro Alberto da Veiga Guignard . Gosto muito das pinturas e do colorido do pintor Marc Chagall  É uma pintura carregadas de fantasia e elementos oníricos que me encantam. Também o colorido da pinturas de  Vincent van Gogh, obviamente o grande Pablo Picasso e vários outros pintores de variadas escolas e estilos.

 

 

"Mulher III"

“Mulher III”

 

7. Quais são as melhores respostas que você teve para o seu trabalho?
Por volta dos 23 anos, uma namorada fez um aborto e eu fiquei com pesadelos, sonhava com uma enorme tela abstracta vermelha que pulsava em batimentos de um coração e eu furava a tela, sangue explodia no meu rosto, acordava suado e sentindo cheiro de sangue. Passou um tempo comprei imensas quantidades de tintas vermelhas e comecei a pintar abstractos vermelhos, numa busca de uma pintura tão forte e metafísica como uma vida.

 

"Cascata"

“Cascata”

 

8. O que você gosta no seu trabalho?
Nas minhas pinturas as vezes vão surgindo textura, cores e composição, imprevistas que depois de certo tempo em pintar e repintar, me deixam  um pouco satisfeito. O quadro ganha vida e vai para uma colecção privada, depois de certo tempo reencontro o quadro e revejo-o e sempre tenho me agradado muito, digo : uau, esse pintor até que pinta bem …risos…lol

 

"Sem titulo"

“Sem titulo”

 

9. Que conselho você daria a outros artistas?
Para quem começa, há sempre a confrontação de uma tela branca num cavalete, sempre o questionamento como começar e que caminhos seguir? Cada um tem o seu caminho e o seu destino, como diz o poeta Antonio Machado: “Caminhante não há caminho, se faz caminho ao andar…”

 

"Romantica"

“Romantica”

 

10. Onde você se vê em 5-10 anos?
5  a 10 anos é muito tempo, o mundo muda muito rápido, eu só faço planos no máximo um ano, quem sabe um meteorito arrebenta com a terra amanhã? lol….então temos que viver a cada momento como se fosse o derradeiro instante.

 

 

Saulo Silveira

Saulo Silveira

 

 

LINKS —

 

Website:  www.saulo-silveira.com
Blog:  http://saulosilveira.blogspot.com/
Facebook:  https://www.facebook.com/SauloSilveira.Pintor/